quarta-feira, abril 11, 2007

Campanha contra sub-registro no Maranhão retoma atividades no dia 17

A Regional de Codó será a primeira a ser visitada pela comissão da Campanha de Combate ao Sub-registro Civil no Estado, que retoma atividades dia 17 próximo, informa o corregedor-geral de Justiça, desembargador Raimundo Freire Cutrim. Até 19 de abril serão visitados Timbiras, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão e São Mateus do
Maranhão.

O combate ao sub-registro é uma ação contínua da Corregedoria Geral de Justiça e reúne dezenas de parceiros, de instituições a entidades nacionais. O projeto Viva Cidadão coordena as atividades da campanha.

Dos dias 21 a 24 de maio será a vez da Regional de Imperatriz. Estão listados para receber visitas e reuniões os municípios de Estreito, Porto Franco, São João do Paraíso, Campestre do Maranhão, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, Montes Altos, Governador Edison Lobão,
Davinópolis, João Lisboa, Senador La Roque, Buritirana e Amarante do Maranhão.

Seguindo o cronograma, as próximas regionais atingidas serão Timon e Caxias, em junho, e Açailândia e Barra do Corda, em julho. O objetivo é contemplar, até o final deste ano, 95% do contingente populacional maranhense. No ano passado, 126 municípios foram visitados.

Inclusão

Ainda este ano a Corregedoria Geral de Justiça e parceiros pretendem a inclusão de 100% dos registrados em programas sociais e incentivar ações contínuas, a fim de manter os bons índices.

De acordo com dados mostrados ao corregedor, em março, Maranhão supera os índices negativos do sub-registro civil. Barreirinhas, Nina Rodrigues, Raposa, Paço do Lumiar, Brejo e Buriti são municípios onde o sub-registro está erradicado. Atingiram índice de 5%, considerado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e UNICEF como parâmetro para a extinção do problema.

Relatório entregue também em março por um dos parceiros da campanha assinala que o Estado é privilegiado em relação ao país. No ano 2000, o IBGE o apontava como o de pior índice em sub-registro de nascimento, com 62%. Em 2004, esse índice baixou para 35%; em 2005, a estimativa foi de 11,5%.

Satisfeito com o êxito da campanha, o corregedor Raimundo Freire Cutrim diz que a Corregedoria continua a apoiá-la. "Queremos minimizar ao máximo o problema, e permitir que mais maranhenses existam juridicamente", afirma.



Fonte:Zill - Portal do Maranhão - MA

Nenhum comentário: